Somos especialistas em

informática & Cursos

8:00 - 19:00

8:00 - 19:00

Horário de funcionamento Mon. - Fri.
divider
84.5483333

84.5483333

Ligue-nos para consulta gratuita

Como iniciar carreira em TI

Preparamos uma série de dicas para você que está iniciando sua carreira em tecnologia. Uma área bem grande, que apesar de explorada existem muitas vagas de emprego para serem completas aqui em Moçambique.

Muitas vezes você se pergunta: como começar em TI? Qual especialidade é a melhor? Qual paga mais? Desenvolvimento? Qual linguagem: JAVA? .NET? Infra-estrutura? De que? Redes? Servidores? As certificações realmente diferenciam os profissionais? Como está o mercado Moçambicano? E o mercado mundial? E seguem-se mais e mais perguntas sobre qual é o melhor caminho a seguir. Isso quando você não se depara com as mesmas perguntas durante o curso de sua carreira.

Como deve ser o inicio de um jovem na área de TI? Muitos falam que o indivíduo precisa de cursos, faculdade, uma excelente lógica, diploma, graduação, certificação de tudo que é possível e ainda exigem experiência. Mas caímos em um problema que não é exclusivo da área de TI, as empresas querem apenas profissionais já prontos, maduros. Querem profissionais que já estejam habituados com a pressão e que produzam desde o momento em que pisam na empresa. Sabemos que isso é impossível, até mesmo para o profissional mais qualificado. Acabamos em um labirinto sem saída, as empresas querem um profissional pronto, já moldado e preparado para a pressão que virá, mas dificilmente irão conseguir encontrar um jovem com esses requisitos

Saiba trabalhar em equipe

É recomendável ter a vontade de trabalhar com outras pessoas e saber que esta ação pode criar uma equipe de sucesso. O profissional deve sempre possuir a intenção de agregar valor ao setor onde ele atua. “Parece simples, mas o mundo é muito competitivo. Nem todos os profissionais têm estas características. É similar ao que acontece em time de futebol onde todos se esforçam ao máximo para a equipe ser a vencedora”, diz Candido da Silva, diretor de Desenvolvimento da Aplic. 

Estude mais

Ainda de acordo com Ministério, a área de TI possui uma crise educacional. “Estude muito, seja esforçado e faça o máximo para se destacar na área. As empresas querem contratar profissionais que atualizam os seus conhecimentos constantemente”, diz. O diretor afirma que praticamente todas as pessoas que se formam em TI são contratadas pelas companhias, mas o mercado somente retém aqueles que possuem boa qualificação, como ampla sabedoria de diversos assuntos, habilidade para trabalhar em equipe e conhecimento actualizado

Seja autodidático.

O profissional que deseja trabalhar com TI não pode somente depender de cursos para reciclar o conhecimento na área. As tecnologias surgem a todo o momento e o profissional ficará em desvantagem se recorrer somente aos extensos métodos de ensino. Isso não quer dizer que o treinamento seja dispensável, mas o profissional precisa conhecer mais rapidamente as novidades do mercado, as alterações das linguagens de programação e os lançamentos de produtos”, lembra que os livros são indispensáveis e que não é somente na internet que a pessoa pode achar um conteúdo que complemente os estudos. 

Conheça outros idiomas.

“Falar um segundo idioma é sempre bom. O mundo é global e as empresas possuem clientes em vários países. Além disso, a maioria do material de estudo não está em português”, comenta o diretor da Aplic. Já diz que “o Moçambique não é vanguarda em tecnologia e por este motivo recomendo que o profissional fale outros idiomas, especialmente o inglês. Com isso, a pessoa poderá procurar diversas fontes de notícias internacionais de TI”. Seja curioso - O interessado em iniciar a carreira em TI precisa manter ativa a “curiosidade infantil”. Segundo Paula Cristina, é ela que vai levar o profissional a atualizar os seus conhecimentos. “Quem lida com TI deve conhecer o há de novo na área. O iniciante precisa gostar de aprender e possuir a curiosidade pelas coisas para poder acompanhar a avalanche de atualizações”, diz.

Razões pela qual você deve trabalhar com TI

A TI está mudando a história Quem está sentado hoje no departamento de TI das empresas tem a possibilidade de, mesmo sem saber, escrever a história do futuro da companhia, uma vez que a tecnologia é hoje o grande motor de mudanças. “Seus colegas dependem de que você mostre para eles o que o futuro trará”, afirma Willmott, que acrescenta: “É legal ser o primeiro a saber de algo, não?” .

A TI está em todo lugar Os profissionais de TI, muitas vezes, esquecem que a tecnologia da informação vai além de servidores, linguagem de programação, armazenamento de dados, entre outros. “Ela está em todo lugar: nos escritórios das imobiliárias, nas livrarias das escolas, nos estádios e nos santuários de tartarugas nas ilhas do Caribe”, cita. O jornalista considera que isso permite ao profissional de TI utilizar seus conhecimentos para qualquer tipo de empresa e em qualquer local – só dependendo do domínio da língua estrangeira. “As companhias precisam ser mais eficientes e estarem conectadas. E isso é o que a tecnologia oferece”, complementa.

A TI gera dinheiro Nos últimos anos, as grandes empresas acordaram para o fato de que o principal responsável pela TI na organização, também chamado de CIO, é um executivo fundamental para trazer resultados para os negócios. E o jornalista lembra que isso não ocorreu por acaso, mas pelo fato de que os projetos de tecnologia têm trazido, de forma efetiva, dinheiro para as corporações, seja por meio do aumento da receita ou da redução de custos.

Quais as áreas de atuação em informática / Tecnologia?

Há alguns anos havia muito do profissional de TI que era o "faz tudo", vulgo "carinha da TI". Com o passar do tempo esta antologia foi modificando-se e trazendo a setorização dos profissionais.

Criamos um artigo também falando sobre Cursos para iniciar a carreira em ti, creio que possa ser de grande ajuda para você. Com isto houve a especialização por grande parte dos empregados neste setor. Há pessoas trabalhando apenas com base de dados, apenas com programação, apenas com design, outros que projetam as aplicações, outros que testam aplicações. Mas basicamente o "faz tudo" já está quase extinto. Veja também quais os tipos de sistemas de informação nas empresas. Vou listar agora as principais áreas do Auto-Emprego, o que cada pessoa deve fazer no trabalho, quanto ganha, prós e contra da área.
O Administrador de base de dados (DBA - DataBase Administrator) é responsável por manter e gerenciar base de dados, ou sistema de base de dados. Este profissional gerencia, atualiza, monitora o centro das informações de um sistema.

Formação recomendada: Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.

Atividades: Criação e testes de backup para garantir a recuperabilidade dos dados no caso de falha de hardware ou outros problemas severos.

- Verificar e zelar pela integridade do base de dados.

- Ter um controle de acesso aos dados como quem pode acessar e o que pode acessar e talvez quando possa acessar.

- Garantir o acesso ao base de dados no maior tempo possível.

- Garantir o máximo de desempenho para o base de dados. Auxiliar a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes a maximizar o uso e desempenho do base de dados.

Salário: Varia entre MT 46.000 a MT 140.000 Meticais.

  • Curso de SQL 2014/6 - Módulo I Carga Horária Prevista - 40 horas Preço 27.800,00MT
  • Curso de SQL 2014/6 - Módulo II Carga Horária Prevista - 40 horas Preço 13.900,00MT
  • Curso de SQL 2014/6 - Módulo III Carga Horária Prevista - 40 horas Preço 13.900,00MT


Os Módulo Total horas sao 120 Horas Se for a fazer 1h po dia por mes ficara 4 mes e 5 dias Valor Total pelo Curso 50.000,00MT
O analista de redes ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar o rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede.

O Perfil deste profissional deve possuir curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação ou equivalente, e/ou ser uma pessoa com grande experiência na área de informática. É importante que seja familiarizado com os equipamentos e software com os quais trabalha, tendo como forma de comprovação as tão valorizadas certificações, emitidas por grandes empresas através de provas. Exemplos são as MCP, MCSA e MCSE, certificações profissionais da Microsoft; E também a famosa Formação Cisco-CCNA, vista por muitos profissionais como requisito obrigatório para quem deseja garantir sua vaga no mercado de grandes empresas, em início de carreira.

Formação recomendada: Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.

Atividades:

- Instalação e ampliação da rede local;

- Instalar e configurar a máquina gateway da rede local seguindo as orientações "Normas de Utilização do DIN";

- Orientar e/ou auxiliar os administradores das sub-redes na instalação/ampliação da sub-rede; manter em funcionamento a rede local do DIN, disponibilizando e otimizando os recursos computacionais disponíveis;

- Controlar e acompanhar a performance da rede local e sub-redes bem como dos equipamentos e sistemas operacionais instalados;

- Manter atualizado os dados relativos ao DNS das máquinas da rede local;

- Garantir a integridade e confidenciabilidade das informações sob seu gerenciamento e verificar ocorrências de infrações e/ou segurança;

- Promover a utilização de conexão segura entre os usuários do seu domínio.

- Tendo como foco principal os serviços de Rede e equipamentos a qual a ele compete.

- Colocar em pratica a política de segurança de redes, além de desenvolvê-la.

Salário: Varia entre MT 60.450 a MT 93.000 Meticais.

  • Curso de Windows Server 2012 MCSE Carga Horária Prevista - 80 horas Preço 30.500,00MT
  • Curso de Windows Server 2012 MCSA Carga Horária Prevista - 120 horas Preço 38.500,00MT


Os Módulo Total horas sao 200 Horas Se for a fazer 1h po dia por mes ficara 5 mes e 10 dias Valor Total pelo Curso 54.500,00MT
O analista de redes ou administrador de redes tem a incumbência de gerenciar o rede local, bem como recursos computacionais diretamente relacionados à rede.
Responsável pela segurança da rede (equipamento, sistemas operacionais de servidores e clientes e programas utilizados). Também monitora tentativas de invasão e uso indevido dos recursos da rede, além de definir e manter as regras de uso dos recursos computacionais da empresa.

Formação recomendada: Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.

Atividades:

- Projeto e manutenção do esquema de segurança da rede, incluindo a segurança de equipamentos (acesso físico), dos dados (acesso não- autorizado) e de sistemas operacionais de clientes e servidores; este profissional propõe, implementa e monitora a política de segurança quanto ao uso de recursos computacionais.

- Configuração e manutenção da segurança de rede; 

 - Monitoramento constante de aspectos novos relacionados à segurança (novas técnicas de invasão, novos bugs de segurança encontrados em produtos na rede, etc).

- Profundo conhecimento do protocolo TCP/IP e dos sistemas operacionais de clientes e de servidores existentes na empresa; Em algumas empresas, exige-se que o Analista de Segurança também conheça as linguagens de programação utilizadas pela empresa, este profissional é bem mais raro de se encontrar no mercado e seu salário é proporcionalmente maior. 

- Profundo conhecimento de configuração e ?atualização de regras? em firewalls;

- Conhecimento de protocolos típicos de inter-redes (Frame Relay, X25, ATM, etc.);

- Uso de ferramentas de monitoramento de tráfego de rede, incluindo sniffers.

Salário: Varia entre MT 68.450 a MT 99.300 Meticais.

Curso de Linux - Segurança em Servidores Carga Horária Prevista - 40 horas Preço 22.500,00MT

Os Módulo Total horas sao 40 Horas Se for a fazer 1h po dia por mes ficara 1 mes e 14 dias Valor Total pelo Curso 11.500,00MT
O analista de sistemas ou atualmente mais conhecido como sistematizador de informações, é aquele que tem como finalidade realizar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Este profissional estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares e softwares e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.

Formação recomendada: Curso Superior em Ciência da Computação, Informática ou Engenharia da Computação ou qualquer outra área de base matemática.


Atividades:

- Administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização

- Planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilidade das informações

- Suporte aos utilizadores e infra-estrutura tecnológica

- Gestão de projetos

- Levantamento de requisitos, análise, especificação, projeto do sistema, programação, testes, homologação, implantação e acompanhamento dos sistemas solicitados por seus utilizadores

- Criação de novos produtos e serviços computacionais 

Salário: Varia entre para ( Analista de sistemas ) MT 72.850 a MT 120.000 Meticais e para ( Analista de sistemas de internet ) MT 105.000 a MT 450.000 Meticais.

Curso de Linux - Segurança em Servidores Carga Horária Prevista - 40 horas Preço 22.500,00MT

Os Módulo Total horas sao 40 Horas Se for a fazer 1h po dia por mes ficara 1 mes e 14 dias Valor Total pelo Curso 11.500,00MT
O analista de suporte é um profissional de TI especialista em tecnologias, constantemente atualizado com novidades mercadológicas de Hardware e Software. Cuida da manutenção da estrutura física de computadores, da estrutura de Rede de área local de computadores e de sistemas operacionais. Ainda segundo Candido da Silva, diretor da Aplic, o Analista de Suporte é também um gestor de pessoas e relacionamentos.

Formação recomendada: A especialização em Analista de Suporte dispensa formação superior. 

Atividades:

- Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais;

- Instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN, etc.):

- Instalar e manter sistemas de gestão (ERP);

- Instalar e manter sistemas de base de dados (SGBD);

- Suporte aos utilizadores da empresa ou organização ;

Salário: Varia entre MT 15.000 a MT 108.000 Meticais

Curso Ambiente Mac OS X
Carga Horária Prevista - 10 horas
Preço 7.500,00MT

Curso de sistema operativo Windows
Carga Horária Prevista - 30 horas
Preço 8.500,00MT

Curso de Virtualization Essentials
Carga Horária Prevista - 20 horas
Preço 26.500,00MT

Os Módulo Total horas sao 60 Horas Se for a fazer 1h po dia por mes ficara 2 mes e 14 dias Valor Total pelo Curso 21.000,00MT

Formadores com mais de 20 anos de experiência em TIC

São mais de 250 Cursos ,
16 Áreas diferentes.

Centro Autorizado e Parceiros

Client
Client
Client
Client
Client
Client
Client
Client